Função "torque desligado com segurança"

INFORMAÇÃO

A função STO desativada não impede o conversor de um reinício inesperado. Assim que as entradas STO obtiverem um sinal "high" válido, é possível (conforme os ajustes de parâmetros) que ocorra uma nova partida automática. Por esse motivo, essa função STO desativada não pode ser utilizada para a realização de trabalhos não elétricos de curto prazo (por ex. trabalhos de limpeza ou manutenção).

A função STO integrada no conversor está de acordo com a definição de "torque desligado com segurança" de acordo com a norma IEC 61800-5-2: 2016.

A função STO corresponde a uma parada não controlada de acordo com a categoria 0 (desligamento de emergência) da IEC 60204-1. Se a função STO for ativada, o motor para. Esse processo de parada precisa coincidir com o sistema que aciona o motor.

O conversor é verificado de acordo com o padrão de segurança indicado:

SIL

Nível de integridade de segurança

PFHD

Probabilidade de uma falha perigosa por hora

SFF

Porção de irregularidades seguras

Vida útil

EN 61800-5-2

2

1.23 x 10-9 1/h

(0.12% de SIL 2)

50%

20 anos

PL

Nível de desempenho

CCF (%)

Falha em consequência de causa conjunta

EN ISO 13849-1

PL d

1

SILCL

EN 62061

SILCL 2

Informação: Os valores acima indicados não são atingidos se o conversor for instalado em um ambiente cujos valores limite fiquem fora dos valores indicados no capítulo Condições ambientais.

INFORMAÇÃO

Em muitas aplicações são necessárias medidas adicionais para cumprir os requisitos da função de segurança do sistema. A função STO não fornece um freio do motor. No caso de ser necessário um freio do motor, é preciso utilizar um relé de segurança retardado e/ou um sistema de freio mecânico ou processo semelhante. É necessário determinar que função de segurança é necessária ao frear. O sistema de controle do freio do conversor não está classificado como tecnologia de segurança e não pode ser utilizado sem medidas adicionais para o controle seguro do freio.