Configurar mestre EtherCAT® para transmissão de dados

Para que o PC de engenharia possa se comunicar com o mestre EtherCAT®, a interface de rede do PC de engenharia e a interface de engenharia do mestre EtherCAT® devem estar na mesma área de rede.

Observar que o endereço de rede (aqui os primeiros 3 blocos de endereço) deve ser igual para todos os participantes da rede e o endereço do participante (aqui último bloco de endereços) dos participantes da rede deve ser diferente um do outro.

O exemplo a seguir trata do caso 2: MOVISUITE® e mestre EtherCAT® em hardwares diferentes da unidade. As configurações que também são relevantes para o caso 1 estão identificadas.

Exemplo:

Unidade

Endereço IP

Máscara de subrede

Gateway padrão

PC de engenharia

192.168.20.10

255.255.255.0

opcional

Mestre EtherCAT®

192.168.20.2

255.255.255.0

opcional

Proceda da seguinte forma:

  1. Abrir o prompt de comando do Windows do mestre EtherCAT® com direitos de administrador e usar o comando ipconfig/all para verificar se o roteamento IP está ativado ou desativado (ajuste padrão).
  2. Para ativar o roteamento IP, abrir os serviços "services.msc" com a função run do Windows.
  3. Abrir o menu de contexto do serviço Routing und Remote Access e acessar as propriedades do serviço.
  4. Definir o tipo de inicialização para "Manual".
  5. Iniciar o roteamento de IP através do menu de contexto.
  6. Para poder transferir os dados do MOVISUITE®, é necessário ativar as portas firewall 48898 Protokoll TCP incoming e 48899 Protokoll UDP incoming no PC de engenharia. Para isso, abrir as configurações do firewall através do Painel de Controle do Windows.
  7. Selecionar o comando de menu [Advanced settings] (Configurações Avançadas) e abrir as regras para protocolos de entrada e saída.
  8. Ativar as duas portas através do menu de contexto.
  9. Se você continuar uma vertente EtherCAT® através de uma conexão EtherCAT® da Beckhoff Automation GmbH (EK1110), a ferramenta de engenharia TwinCAT 3 cria automaticamente um adaptador Ethernet virtual no modo de operação "RUN". Atribuir um endereço IP da máscara de subrede do Mailbox Gateway ao adaptador.
    • Neste exemplo, o endereço IP 192.168.10.123 é atribuído ao adaptador Ethernet virtual. O endereço IP do Mailbox Gateway é 192.168.10.254.
    • O adaptador Ethernet virtual fica visível somente no modo de operação "Configuração" quando uma configuração TwinCAT funcional é carregada.
  10. Se for usado um adaptador de rede real, o endereço IP deve ser definido imediatamente no modo "Configuração".
  • O PC de engenharia agora está liberado para a transmissão de dados.