Proteção da resistência de frenagem contra sobrecarga térmica

Para evitar a destruição térmica da resistência de frenagem e danos consequentes, a resistência de frenagem deve ser monitorada termicamente. Para isso, a SEW-EURODRIVE propõe as seguintes possibilidades:

  • Interruptor de temperatura integrado -T
  • As resistências de frenagem com a marcação -T estão equipadas com um interruptor de temperatura integrado. O interruptor de temperatura está acoplado termicamente à resistência de frenagem e comuta um contato normalmente fechado se a resistência de frenagem superaquecer. Como resultado, a conexão entre a resistência de frenagem e o conversor não é interrompida. Em caso de sobrecarga térmica, a operação no modo gerador deve ser finalizada. A SEW-EURODRIVE recomenda a blindagem do cabo de conexão do interruptor de temperatura.
  • Relé de sobrecarga térmica
  • O relé de sobrecarga térmico é instalado no painel elétrico, conectado ao cabo de alimentação da resistência de frenagem e ajustado à corrente de disparo da resistência de frenagem. Se a corrente média medida exceder a corrente de disparo, um contato normalmente fechado comuta e informa uma sobrecarga da resistência de frenagem. Como resultado, a conexão entre a resistência de frenagem e o conversor não é interrompida. Em caso de sobrecarga térmica, a operação no modo gerador deve ser finalizada.

Os esquemas de ligação para os problemas descritos acima podem ser encontrados nas instruções de operação no capítulo Proteção da resistência de frenagem contra sobrecarga térmica.