Configurar interface de dados de processo

Proceda da seguinte forma:

  • O controlador foi integrado à rede PROFINET.
  1. Adicionar os módulos de dados do processo do catálogo de hardware com o número necessário de palavras de dados de processo à visão geral da unidade através do recurso de arrastar e soltar. Adicionar os módulos de dados do processo na ordem em que os módulos de software MOVIKIT® são atribuídos aos conversores de nível inferior. Observar que o número de palavra de dados de processo necessárias depende do módulo de software MOVIKIT® usado (consultar Colocar em operação o módulo de software MOVIKIT®).
    • Os primeiros slots estão reservados para PROFIsafe. O número de slots reservados depende do controlador usado.

Controlador

Slots reservados

MOVI‑C® CONTROLLER standard UHX25A‑N

8

MOVI‑C® CONTROLLER advanced UHX45A‑N

16

MOVI‑C® CONTROLLER progressive UHX65A‑R

24

MOVI-C® CONTROLLER power UHX85‑R

8 (firmware V2.0, liberação 201703..)

24 (firmware mais recente)

MOVI‑C® FIELD CONTROLLER
standard MFC1../FHX25‑N

8

MOVI‑C® FIELD CONTROLLER
advanced MFC1../FHX45‑N

16

  1. Como alternativa, é possível inserir as palavras de dados de processo clicando duas vezes no módulo de dados do processo. Elas serão inseridas automaticamente no slot permitido.
  2. A partir do catálogo de hardware, inserir as palavras de dados de processo de cada elemento de comunicação seguro através do recurso de arrastar e soltar nos primeiros slots reservados na visão geral da unidade.
    • Nesse exemplo são disponibilizadas as palavras de dados de processo do módulo de eixo único MDA90A com a placa de segurança integrada MOVISAFE® CSS21A (6/5 bytes) no primeiro slot para comunicação segura. A atribuição do módulo PROFIsafe adequado à respectiva placa de segurança pode ser encontrada no capítulo Arquivo de descrição da unidade dos opcionais de segurança MOVISAFE® CS..A.
    • Os slots para comunicação segura são atribuídos de forma linear e contínua às placas de segurança reais. As placas de segurança reais estão mapeadas no IEC Editor e referenciadas através de sua designação aos chamados contêineres Failsafe. O referenciamento dos contêineres Failsafe aos slots para comunicação segura no TIA Portal por meio de sua posição. O exemplo a seguir mostra a atribuição da placa de segurança no projeto IEC aos slots para comunicação segura no TIA Portal:

Ferramenta de engenharia

Entrada/slot

Explicação

IEC Editor

(Integrado no software de engenharia MOVISUITE®)

mdxSafety

Placa de segurança no conversor

O conversor é o primeiro conversor no sistema de eixo.

Failsafe_mdxSafety

Contêineres Failsafe

O contêiner Failsafe está na primeira posição no objeto fieldbus PROFIsafe de acordo com a posição 1 do conversor (da placa de segurança) no sistema de eixo.

TIA Portal

(Ferramenta de engenharia do CLP)

Slot para comunicação segura

O primeiro slot para comunicação segura na visão geral da unidade corresponde ao primeiro contêiner Failsafe no objeto fieldbus PROFIsafe.

Se um sistema de eixo também contém elementos sem placas de segurança integradas, esses elementos simplesmente não são considerados durante a atribuição dos slots.

INFORMAÇÃO

As posições e atribuições das placas de segurança são definidas durante a geração automática de códigos no MOVISUITE®. Não alterar essas posições e atribuições. Se o número ou a posição das placas de segurança utilizadas no sistema de eixo mudarem, atualizar o projeto IEC no MOVISUITE®.