Antes da instalação
- Certifique-se de que a tensão de alimentação, frequência e número de fases (mono ou trifásico) correspondem aos valores nominais do conversor no fornecimento.
- Entre a alimentação de tensão e o conversor deve haver uma chave seccionadora ou um elemento seccionador similar.
- Nunca conectar a alimentação da rede aos bornes de saída U, V ou W do conversor.
- Não instalar contatores entre o conversor e o motor. Em locais onde cabos de sinal e cabos de alta potência estão próximos, manter uma distância mínima de 100 mm e, em cruzamentos de cabos, um ângulo de 90°.
- Os cabos são protegidos apenas por fusíveis de ação lenta de alta potência ou por um disjuntor de proteção do motor. Mais informações podem ser encontradas na seção "Redes de alimentação permitidas".
- Utilizar um cabo do motor com 4 condutores, isolado com PVC e com blindagem. Instalar este cabo de acordo com as regulamentações nacionais da indústria e de acordo com as normas aplicáveis. Utilizar terminais de cabo para conectar o cabo do motor ao conversor.
- Certificar-se de que as blindagens e revestimentos do cabo do motor sejam executados de acordo com o esquema de ligação na seção Informações gerais sobre a instalação da blindagem do motor.
- Certificar-se de que o terminal para aterramento de cada conversor esteja conectado individual e diretamente ao barramento de terra (peso) do local, se houver, através de um filtro.
- Não conectar as conexões à terra dos conversores de um conversor para outro. Não interligar as conexões à terra de outros conversores.
- Certificar-se de que a impedância do circuito de aterramento esteja em conformidade com as normas de segurança locais do setor.
- Certificar-se de que todos os bornes estejam apertados com o torque de aperto correspondente, ver o capítulo Torques de aperto permitidos.
- Para cumprir os regulamentos UL, utilizar anéis de conexão listados pela UL em todas as conexões à terra.
Ao contrário da operação direta na rede de alimentação, os conversores geram tensões de saída comutadas rapidamente (modulação da largura do pulso) no motor. Para os motores desenvolvidos para a operação com acionamentos com velocidade variável não são necessárias medidas preventivas adicionais. No entanto, se a qualidade do isolamento for desconhecida, entrar em contato com o fabricante do motor, pois pode ser necessário tomar medidas preventivas.