Blindagem de cabos
Os campos de interferência elétricos, magnéticos ou eletromagnéticos são enfraquecidos ou reduzidos por meio de uma blindagem. As correntes de interferência são dissipadas nas blindagens dos cabos em direção à terra através do trilho de blindagem conectado de forma condutiva à carcaça. Certificar-se de que a conexão à terra de proteção seja de baixa impedância; caso contrário, as próprias correntes de interferência se tornarão uma fonte de interferência.
Durante a blindagem dos cabos, observar os seguintes itens:
- Utilizar apenas cabos com blindagem trançada.
- A espessura de cobertura da blindagem trançada deve exceder 80%.
- Colocar as blindagens dos cabos sempre em ambos os lados. Deste modo, atinge-se uma boa supressão de interferência em ambos os lados de alta frequência.
- Somente em casos excepcionais, colocar a blindagem em um lado. Neste caso, somente será obtida um amortecimento das baixas frequências. Uma conexão da blindagem unilateral pode ser mais vantajosa nos seguintes casos:
- A instalação de um cabo de compensação de potencial não pode ser realizada.
- Sinais analógicos (alguns mV ou μA) são transmitidos.
- São utilizadas blindagens peliculares (blindagens estáticas).
- Utilizar sempre conectores de metal ou metalizados em cabos de sinal de acoplamentos seriais. Fixar a blindagem do cabo de sinal na carcaça do conector. A blindagem não pode ser conectada no pino 1 da régua de conectores de um módulo I/O!
- Em caso de operação estacionária, recomendamos desencapar o cabo blindado sem interrupções e colocar no trilho de blindagem/da terra de proteção.
- Utilizar braçadeiras de cabo de metal para a fixação da malha de blindagem. As braçadeiras de cabo devem ter uma larga superfície de contato com a blindagem.
- Colocar a blindagem do cabo no trilho de blindagem diretamente onde o cabo entra no painel elétrico.
INFORMAÇÃO

- Em caso de diferenças de potencial entre os pontos de conexão à terra, uma corrente de compensação pode fluir através da blindagem conectada em ambos os lados.
- Neste caso, garantir uma compensação de potencial suficiente segundo os regulamentos VDE em vigor.