Restrições associadas a comunicações seguras

INFORMAÇÃO

O controle por bornes priorizado não é uma função relacionada à segurança e, portanto, não pode assumir nenhuma função de segurança dos opcionais de segurança.
Após uma irregularidade de segurança, não é possível iniciar o acionamento sem configuração e controles adicionais.

Ao ativar o controle por bornes priorizado, parar o fieldbus. Dessa forma, a função STO fica permanentemente ativa ao usar comunicação segura. Por essa razão, o controle por bornes priorizado não deve ser utilizado em conjunto com o opcional de segurança MOVISAFE® CSB..A.

Controle por bornes priorizado com MOVISAFE® CSL51A

O controle por bornes priorizado pode ser utilizado em conjunto com o opcional de segurança MOVISAFE® CSL51A nas seguintes condições:

  • Se a função STO estiver ativa, você deverá desativar a função STO ativando a função de modo silencioso. Isso só é possível se a comunicação fieldbus for interrompida ou prejudicada.
  • Para utilizar a função de modo silencioso, é necessário configurá-la com o "Assist CS" do software de engenharia MOVISUITE® da seguinte forma:
    • Configurar uma entrada digital segura com a função "Modo silencioso".
    • Nos ajustes básicos do opcional de segurança, ajustar o parâmetro "Seleção do modo silencioso" para "Irregularidade do encoder e F-PA".
    • Ajustar o tempo máximo de modo silencioso de acordo com as necessidades da sua aplicação.
  • ATENÇÃO! Perigo devido à partida inesperada. A função ativa "Modo silencioso F‑PA" desativa as funções do componente de segurança dependentes do encoder (exceto STO). Isso pode fazer com que o sistema seja iniciado imediatamente. Morte ou ferimentos graves. Antes de ativar a função "Modo silencioso F‑PA", é necessário tomar medidas para proteger as pessoas e o sistema.
  • Ao ativar o controle por bornes priorizado, é acionado um reset de irregularidade que redefine as irregularidades pendentes da unidade.
    • AVISO! Irregularidades da unidade acionadas por um defeito de hardware, por exemplo, podem não ser redefinidas em determinadas circunstâncias. Isso faz com que o acionamento permaneça no estado de irregularidade. Esse comportamento deve ser levado em consideração na avaliação de risco.
  • Se ocorrer uma irregularidade da unidade enquanto o controle por bornes priorizado estiver ativo, a irregularidade deverá ser confirmada executando um reset de irregularidade.
    • AVISO! Irregularidades da unidade acionadas por um defeito de hardware, por exemplo, podem não ser redefinidas em determinadas circunstâncias. Isso faz com que o acionamento permaneça no estado de irregularidade. Esse comportamento deve ser levado em consideração na avaliação de risco do sistema.
  • Se ocorrer uma irregularidade do opcional de segurança enquanto o controle por bornes priorizado estiver ativo, a irregularidade deverá ser confirmada com segurança atribuindo o parâmetro "Confirmação de irregularidade" a uma entrada digital segura e ativando-o.
    • AVISO! Não é possível redefinir todas as irregularidades dos opcionais de segurança (por exemplo, irregularidades de hardware, irregularidades críticas). Isso faz com que o acionamento permaneça no estado de irregularidade. Esse comportamento deve ser levado em consideração na avaliação de risco do sistema.