Introdução da detecção de topologia

Com a detecção de topologia PROFINET, no controlador PROFINET IO é possível planejar e monitorar não só as unidades PROFINET IO mas também a estrutura da rede.

O ponto de partida para o planejamento de projeto é o chamado "Physical Device" (PDEV) (unidade física). O PDEV é um modelo para a interface Ethernet e no planejamento de projeto surge no Slot0 com o subslot "Ethernet Interface" (interface Ethernet) e um subslot para cada porta Ethernet.

As portas Ethernet tornadas visíveis desse modo podem assim ser conectadas à ferramenta de planejamento de projeto. Surge uma figura do cabeamento de Ethernet do sistema pretendido. Essa figura é salva no controlador PROFINET IO.

Para determinar a topologia real do sistema, as unidades PROFINET IO precisam suportar o chamado LLDP (Link Layer Discovery Protocol). As unidades PROFINET IO trocam informações com as unidades PROFINET IO adjacentes através de LLDP. Cada unidade PROFINET IO envia ciclicamente através de LLDP a informação sobre o próprio nome de unidade PROFINET e o respectivo número de porta. A unidade adjacente recebe essa informação e salva-a. Um controlador PROFINET IO tem agora a possibilidade de ler as informações salvas nas unidades PROFINET IO e assim determinar a topologia de sistema real.

Através da comparação entre topologia projetada e real, é possível determinar e localizar no sistema unidades PROFINET IO em falta ou com cabeamento incorreto.

Além do cabeamento, também é possível definir as propriedades de transmissão das portas. Assim, é possível, por exemplo, definir uma porta de "Autonegotiation" (autonegociação) para "100 Mbit Full Duplex". Os ajustes são monitorados.

SNMP (Simple Network Management Protocol) como protocolo para o diagnóstico da rede complementa a detecção de topologia com mecanismos de diagnóstico padrão do mundo da TI.

INFORMAÇÃO

Se você usar o controle de fieldbus ECC-DFC no ZPA mode, a detecção de topologia é obrigatória.