Curto-circuito do circuito intermediário

Para trabalhos seguros, a SEW‑EURODRIVE recomenda curto-circuitar um circuito intermediário descarregado durante os trabalhos.

Se um acumulador de energia estiver conectado ao circuito intermediário, o circuito intermediário deve ser curto-circuitado por motivos de segurança. Isso se aplica a todos os tipos de acumuladores de energia, por ex., capacitores de camada dupla ou módulos capacitores MDC90A-0120-.. .

Devido à tecnologia utilizada nos módulos capacitores, a tensão pode se acumular novamente depois de serem descarregados com sucesso. Isso é evitado pela fixação do jumper de curto-circuito imediatamente após a descarga.

Se possível, utilizar o jumper de curto-circuito para o curto-circuito no MDC90A. Fixar o jumper de curto-circuito em um local adequado, diretamente no módulo capacitor MDC90A ou em uma unidade vizinha.

O jumper de curto-circuito pode ser montado em todas as unidades do tipo MOVIDRIVE® modular equipadas com barramentos de condução estreitos com largura de 14 mm. Se os barramentos de condução do circuito intermediário no MDC90A forem removidos, deve-se fazer um curto-circuito no MDC90A, ver o capítulo Curto-circuito dos módulos capacitores MDC90A-0120-...

Fixar o jumper de curto-circuito da seguinte forma:

  1. Descarregar o circuito intermediário.
  2. Desligar a fonte de alimentação de todas as unidades no circuito intermediário.
  3. Remover a cobertura dos barramentos de condução na unidade.
  4. Determinar a tensão do circuito intermediário (+UZ e -UZ) diretamente nos barramentos de condução através da medição com um medidor adequado. Se a tensão for > 3 V, descarregar ativamente o circuito intermediário ou esperar até que a tensão caia abaixo de 3 V sozinha. Observar os tempos de descarga indicados no capítulo Tempos de descarga dos acumuladores de energia.
  5. Verificar se não há tensão entre +UZ e PE e entre -UZ e PE.
  6. Aparafusar o jumper de curto-circuito no circuito intermediário imediatamente após ter medido a ausência de tensão do circuito intermediário. O parafuso do jumper de curto-circuito encaixa na mesma rosca que está disponível para fixar a cobertura retirada no ponto 3. Para unidades com dois pinos roscados, certificar-se de usar apenas o da esquerda. A figura mostra a posição de montagem permitida e proibida do jumper de curto-circuito. O torque de aperto ao usar a unidade pela primeira vez é 0.6 Nm, em outras aplicações 0.4 Nm.
  7. Após a conclusão dos trabalhos, antes de ligar as unidades, o jumper de curto-circuito deve ser removido e a cobertura do barramento de condução deve ser reinstalado.

Se necessário, o curto-circuito pode ser realizado alternativamente com um fio isolado com seção mínima de 1.5 mm2.