Conceito de 1 encoder – Encoders lineares FS (somente com MOVISAFE® CSA31A)

As quantidades de movimento exigidas pelo sistema derivam de um único encoder linear que está certificado para este propósito de acordo com um padrão FS reconhecido.

O conceito de encoder pode ser usado para aplicações sem escorregamento, sujeitas a escorregamento e não lineares.

Encoder SSI duplo seguro

Um encoder SSI duplo funcionalmente seguro, que possui 2 interfaces SSI separadas, está no trajeto. Ambas as interfaces estão conectadas à interface do encoder do opcional de segurança através da caixa de combinação SSI UEA31A ou de um cabo adequado.

O encoder tem uma estrutura interna funcionalmente seguro e fornece uma posição absoluta. Esta é enviada separadamente para avaliação por meio de ambas as interfaces SSI.

O encoder pode ser rotativo ou linear. A conexão entre o encoder e a aplicação deve ser à prova de falhas e sem escorregamento.

Os encoders requerem diagnósticos adicionais, que estão descritos no capítulo sobre o respectivo encoder. Todos os diagnósticos para encoders únicos SSI permanecem ativos.

O encoder absoluto é configurado como encoder 2 e encoder 3 no conjunto de acionamento. O encoder 2 é avaliado em paralelo pelo conversor e pelo opcional de segurança, o encoder 3 é avaliado exclusivamente pelo opcional de segurança.

A certificação do encoder SSI duplo seguro só é garantida se ambos os canais estiverem envolvidos na geração do valor do processo. O encoder 2 e o encoder 3 podem ser configurados para geração de valor de processo ou apenas o encoder 2 para geração de valor de processo e o encoder 3 para valor de comparação. Isso se aplica tanto ao valor do processo de "posição" quanto ao valor do processo de "velocidade".

Para encoders SSI duplos seguros, não há restrições gerais em relação às funções do componente de segurança. No caso de uso planejado, deve-se verificar se a resolução e a precisão são suficientes para obter valores adequados de posição, velocidade e aceleração em Safety over EtherCAT® e CIP Safety™.

Restrições com Safety over EtherCAT® e CIP Safety™

As seguintes combinações de encoder não são possíveis com os protocolos de comunicação seguros Safety over EtherCAT® e CIP Safety™:

  • EI7C FS com encoders adicionais
  • Utilizar um encoder sen/cos como encoder 1 ou determinar o valor do processo de velocidade do encoder 2 e do encoder 3. Isso significa que o encoder 1 não é usado pelo opcional de segurança CSA31A.
  • Encoder 1 com CDx75 ou FBPS617i
  • Determinar o valor do processo de velocidade do encoder 2 e do encoder 3. Isso significa que o encoder 1 não é usado pelo opcional de segurança CSA31A.