Função do componente de segurança SLS com MOVISAFE® CS..A
A função do componente de segurança SLS monitora a velocidade real quanto à ultrapassagem do limite de velocidade parametrizado. Em caso de ultrapassagem, a resposta à irregularidade parametrizada é ativada.
Através do filtro de velocidades, é possível ultrapassar o limite de velocidade "a curto prazo" sem acionar a resposta à irregularidade (consultar parâmetro Filtro da velocidade, índice 8706.25).
A monitoração do limite de velocidade SLS ou o início da rampa de transição pode ser atrasada pelo parâmetro Atraso de monitoramento t2. Durante o atraso de monitoração, a velocidade real é monitorada quanto à ultrapassagem da velocidade máxima parametrizada.
O parâmetro Início de rampa na velocidade real é usado para definir se a rampa de monitoramento inicia na velocidade máxima ou na velocidade real.
Se o parâmetro Início de rampa na velocidade real (8706.18) for definido como "Sim" e o parâmetro Monitoração de rampa for definido como "linear", após a ativação da função do componente de segurança SLS, a monitoração da rampa de velocidade linear começa no valor atualmente detectado velocidade real. A velocidade final da rampa de velocidade é a velocidade máxima parametrizada.
Se o parâmetro Início de rampa na velocidade real (8706.18) for definido como "Sim" e o parâmetro Monitoração de rampa for definido como "Limite de retrocessos", após a ativação da função do componente de segurança SLS, a monitoração da rampa de velocidade limitada por retrocessos começa na soma da velocidade real registrada atualmente mais a velocidade de offset parametrizada. A velocidade final da rampa de velocidade é a velocidade máxima parametrizada.
Se o parâmetro Início da rampa na velocidade real (8706.18) for ajustado para "Não", a rampa de transição começa na velocidade limite mais baixa monitorada anteriormente.
Se nenhuma outra função do componente de segurança SLS for ativada, a velocidade máxima parametrizada é usada como a velocidade limite mais baixa monitorada anteriormente.
A menor velocidade máxima monitorada anteriormente é a menor velocidade máxima parametrizada de todas as instâncias SLS ativadas que atendem a todas as seguintes condições:
- a rampa de transição está terminada.
- ambas as direções efetivas são monitoradas ou a direção efetiva monitorada é idêntica à velocidade atual.
- a velocidade máxima ou o filtro de velocidade não é excedido.
Se a menor velocidade máxima monitorada for inferior à velocidade máxima parametrizada do último SLS ativado, nenhuma rampa de transição é calculada, mas a velocidade máxima é monitorada imediatamente.
O parâmetro Direção efetiva pode ser usado para definir em que sentido de rotação a função SLS deve atuar:
- apenas no sentido de rotação positivo
- apenas no sentido de rotação negativo
- em ambos os sentidos de rotação
- a velocidade máxima não deve ser excedida durante o movimento contra a direção efetiva.
Se o parâmetro Controle do conversor estiver ajustado para "Não ativo", o conversor não será controlado. Se o parâmetro Controle do conversor estiver ajustado para "Ativo com limitação", os seguintes valores do conversor estão limitados a esses valores:
- Valor mínimo da desaceleração
- Valor máximo do tempo de retrocesso parametrizado
- Velocidade:
- Limite de velocidade máxima - distância SLS ao limite de velocidade
A limitação não afeta FCBs interpolados (por ex., FCB10).