Motores síncronos no modo de controle ELSM®

Para a operação de motores síncronos no processo de controle ELSM®, é feita uma distinção entre 2 áreas, operação controlada e operação automática.

A operação controlada ocorre durante a partida a partir do repouso e abaixo de uma rotação de transição. Esta rotação de transição é de aproximadamente 2% da rotação nominal. O torque disponível é limitado nesta faixa. Na operação controlada, a corrente nominal de saída do conversor é 1.5 vezes a corrente em parada I0 do motor conectado, independentemente da carga. Portanto, é necessário verificar se o conversor também pode fornecer esta corrente em baixas frequências de saída. Verificar se o motor é adequado ao nível térmico para essa função. A operação contínua abaixo da rotação de transição não é permitida.

Acima desta rotação de transição, o acionamento é operado de forma controlada. Na operação controlada, o torque utilizável depende do motor e da combinação de motor/conversor.

Os valores para a rotação de transição, frequência de inflexão e o torque dinâmico máximo na operação em malha aberta e em malha fechada podem ser encontrados nas curvas características de torque e rotação. As curvas características motor/conversor podem ser encontradas na página inicial da SEW-EURODRIVE.

Com o modo de controle ELSM®, toda a faixa de variação do acionamento pode ser usada dinamicamente, também é possível reverter e conduzir na rotação 0.

Não configurar a rotação máxima superior à rotação nominal do motor.

O uso do modo de controle ELSM® não é permitido em elevações e trechos inclinados.

A SEW-EURODRIVE recomenda uma frequência PWM de 8 kHz ou 16 kHz para os seguintes motores:

  • CMP40/..50/..63 para rotações acima de 4500 min-1
  • CMP71/..80/..100 para rotações acima de 3000 min-1
  • CM3C63/..71/..80/..100 para rotações acima de 3000 min-1

A SEW-EURODRIVE recomenda o uso dos seguintes sensores de temperatura:

  • KTY84 – 130 (denominação SEW-EURODRIVE: KY)
  • Pt1000 (denominação SEW-EURODRIVE: PK)