Controle de torque (800)

Deslocamento por torque (800) de um eixo com ou sem realimentação do encoder no FCB 07. A seleção de direção advém do sinal +/- do valor nominal da rotação. Um valor nominal positivo corresponde ao sentido de rotação do motor positivo. A velocidade máxima é especificada por PO 2 "Velocidade máxima". Se o motor atingir isso, seu torque é limitado independentemente do torque nominal. Os valores de aceleração e desaceleração resultam do torque nominal e do torque da carga, dependendo da aplicação.

Este modo de operação pode ser ativado com os seguintes modos de controle:

  • CFC
  • VFC+ (com e sem encoder)
  • ELSM (sem sensor, na faixa de operação "operação controlada", ou seja, acima da rotação de transição de aprox. 2%...5% da rotação nominal)

Significado prático para o modo de operação "ELSM": O FCB 07 "Controle de torque" só pode ser ativado com uma função de busca da referência ativa e acima da rotação de transição (exemplo: bobinador). Se a rotação for muito baixa, o sistema desliga com uma mensagem de irregularidade. A rotação de transição pode ser alcançada por um acionamento externo ou pelo controle de rotação do conversor no FCB 05.

INFORMAÇÃO

No modo de operação de controle de torque (FCB07), o controlador de rotação deve ser ajustado de forma sensata por meio da otimização do conjunto de acionamento.
Utilizar chaves fim de curso do hardware para a monitoração da faixa de deslocamento.

INFORMAÇÃO

Na operação sem encoder, a monitoração da chave fim de curso de software está desativada.
Utilizar chaves fim de curso do hardware para a monitoração da faixa de deslocamento.

INFORMAÇÃO

No modo 800 (controle de torque), o limite de aplicação de torque é sempre válido em todos os FCBs de parada. Isso se aplica independentemente do ajuste "Utilizar os limites de torque da interconexão do valor do perfil".