Integrar o controlador no TIA Portal na rede PROFINET

O controlador deve ser inserido no projeto TIA Portal, conectado ao CLP e configurado.

Durante a configuração, ao controlador é atribuído um nome lógico, um endereço IP e os dados do processo com endereços.

Se o controle for realizado através de PROFIsafe para um conversor com placa de segurança integrada, o canal de comunicação seguro entre o CLP e o controlador também precisa ser configurado.

INFORMAÇÃO

Nesse exemplo, parte-se de uma placa de segurança MOVISAFE® CSS21A configurada e aceita. A configuração da placa de segurança está descrita no manual "MOVIDRIVE® modular, MOVIDRIVE® system placa de segurança MOVISAFE® CS..A".

Proceda da seguinte forma:

  • O arquivo de descrição da unidade () do controlador já foi baixado da página inicial da SEW-EURODRIVE (www.sew-eurodrive.com) e salvo localmente no PC de engenharia.
  1. Iniciar o TIA Portal e criar um novo projeto TIA Portal.
  2. Instalar o arquivo de descrição da unidade no TIA Portal.
  3. Adicionar o CLP ao projeto. Atribuir um nome da unidade PROFINET e inserir os parâmetros de endereço IP do CLP.
  4. Inserir o sistema IO na interface PROFINET do CLP.
  5. Abrir o catálogo de hardware. Em [unidades de campo adicionais] > [PROFINET IO] > [Controladores] > [SEW­EURODRIVE] > [MOVI-C CONTROLLER] > [UHX65A ], selecionar a entrada para o MOVI‑C® CONTROLLER progressive UHX65A‑R e atribuir na visualização da rede do CLP.
  6. INFORMAÇÃO

    Se vários controladores forem exibidos no catálogo de hardware, a versão do controlador (versão do arquivo de descrição da unidade) deve corresponder à versão do firmware da placa do fieldbus. Verificar a versão do firmware da placa do fieldbus no MOVISUITE® na configuração do controlador no parâmetro "Firmware 1 – Versão" (grupo de parâmetros [propriedades da unidade] > [dados da unidade] > [subcomponente]).
  7. Inserir os parâmetros do endereço IP do controlador na janela Inspetor (área inferior do editor) no grupo "Endereços Ethernet".
  8. Atribuir um nome da unidade PROFINET ao controlador. Certificar-se de que o nome da unidade PROFINET seja idêntico ao nome da unidade no projeto MOVISUITE®.