Ler parâmetros

O exemplo de aplicação a seguir mostra como a tensão atual do circuito intermediário pode ser lida.

  1. No MOVISUITE® determinar o índice, subíndice e offset do parâmetro que deve ser lido. Para fazer isso, mover o cursor do mouse sobre o parâmetro.
    • As propriedades dos parâmetros são exibidas em uma tooltip.
    • Neste exemplo é lido o valor do parâmetro "Tensão do circuito intermediário – Valor momentâneo". O parâmetro possui índice 8364, subíndice 160 e nenhum offset.
  2. Enviar o serviço desejado (ler parâmetros) e os valores determinados para índice, subíndice e offset para o acionamento através dos dados do processo. Na palavra de comando do canal de parâmetro, deve estar reinicializado o "Bit 14: Ativar serviço".
  3. Definir "Bit 14: Ativar serviço".
    • Durante o serviço (50 – 200 ms), é definido na palavra de estado do canal de parâmetro o "Bit 13: Serviço ativo" e o "Bit 14: Serviço concluído" é redefinido. Após a execução do serviço, o "Bit 13: Serviço ativo" é reinicializado e o "Bit 14: Serviço concluído" é redefinido.
    • O resultado é mostrado na palavra de estado do canal de parâmetro "PE 4/5: Dados lidos ou número de irregularidade" é exibido. Se o serviço for executado com sucesso, será exibido o valor lido; se for executado incorretamente, será exibido o código de irregularidade (ver capítulo Códigos de irregularidade).
    • Neste exemplo o valor lido é 609635.
  • Enquanto estiver na palavra de comando do canal de parâmetro o "Bit 14: Ativar serviço" é definido, o resultado será exibido. Se o "Bit 14: Ativar serviço" for reinicializado, também será reinicializado na palavra de estado do canal de parâmetro o "Bit 14: Serviço concluído" ou o "Bit 15: Irregularidade" e o valor lido será excluído.

O diagrama de ciclos a seguir mostra a sequência básica: