Compensação de potencial

INFORMAÇÃO

Para motorredutores na versão de eixo oco, uma compensação de potencial adicional compatível com altas frequências pode ser necessária, independentemente da conexão PE obrigatória. Correntes de alta frequência (por ex., devido a conversores de frequência) não são idealmente derivadas da estrutura do sistema (eixo oco) para acionamentos deste tipo.

Para minimizar e/ou evitar as interferências EMC, recomenda-se, portanto, uma compensação de potencial compatível com altas frequências, além de, e independente da conexão PE. Isto aplica-se sobretudo para a eletrônica de sinal integrada opcional, como por ex.: Encoder, escravo "MOVILINK DDI" etc. A compensação de potencial pode ser por ex. realizada através das seguintes medidas alternativas:

  • Blindagem aplicada em ambos os lados no cabo do motor [2].
  • Compensação de potencial conforme EMC através da terra de proteção PE de fio fino e altamente flexível ≥ 6 mm² ou através de uma presilha de aterramento (cabo flexível de alta frequência) [3]. Os pontos de contato devem ser eletricamente condutivos (sem pintura).

[1]

A instalação mecânica através do eixo oco não representa nenhuma larga área condutora de conexão entre a unidade de acionamento e a placa de fixação.

[2]

Cabo do motor

[3]

Presilha de aterramento (cabo flexível de alta frequência)

INFORMAÇÃO

Informações detalhadas sobre a compensação de potencial de conversores de frequência descentralizados e unidades de acionamento podem ser encontradas no manual "EMC no acionamento – Instalação conforme EMC na prática" > Capítulo "Compensação de potencial de componentes descentralizados" da SEW-EURODRIVE.