Sistemas de elevação sem encoder
ELSM®
A utilização da unidade de acionamento em sistemas de elevação com modo de controle ELSM® não é permitida.
V/f
A SEW-EURODRIVE recomenda não utilizar a unidade de acionamento em sistemas de elevação com modo de controle V/f.
VFCPLUS
A SEW-EURODRIVE recomenda os seguintes ajustes e modos de controle para a utilização da unidade de acionamento em sistemas de elevação com o modo de controle VFCPLUS (sem encoder):
Configurações de parâmetros:
- Em elevações usar a função Valor nominal de parada (FCB05 - controle de rotação). Funções > Funções de acionamento > FCB 05 Controle de rotação > Função valor nominal de parada > Ativação = "1" (Sim).
- Definir o parâmetro Funções > Funções de acionamento - FCB 05 Controle de rotação > Função valor nominal de parada > Valor nominal de parada para que a rotação resultante do motor seja ≥ 1.5 x escorregamento nominal do motor.
- Alternativamente, definir o parâmetro Funções > Funções de acionamento - FCB 05 Controle de rotação > Velocidade mínima para que a rotação resultante do motor seja ≥ 1.5 x escorregamento nominal do motor.
- Definir o parâmetro Conjunto de acionamento > Conjunto de acionamento ASx > Controlador > Comportamento de controle > Partida em movimento = "0" (desligado).
- Definir o parâmetro Conjunto de acionamento > Conjunto de acionamento ASx > Controlador > Comportamento de controle > Otimização de fluxo = "0" (desligado).
- Definir o parâmetro Conjunto de acionamento > Otimização ASx > VFCplus > Boost = 10% ligado.
Modo de controle:
- Projetar o controle de forma que o sentido de rotação possa ser invertido apenas quando o motor estiver no período de repouso (com o freio fechado).
- Se quiser alterar o sentido de rotação sem período de repouso, utilizar um acionamento com encoder.
- Controlar o acionamento com uma velocidade nominal que corresponda a uma velocidade ≥ 1.5 x escorregamento nominal do motor.