Verificar comunicação segura

INFORMAÇÃO

O programa de segurança neste exemplo tem o propósito de somente explicar a operação de teste das funções de segurança do acionamento e não faz parte de um programa de segurança especificado pela SEW-EURODRIVE.

Os dados do processo seguro não podem ser controlados diretamente. Deste modo, um programa de segurança deve ser criado para cumprir as seguintes funções:

  • Reintegrar o elemento de comunicação segura que foi passivado pelas funções de segurança do acionamento na comunicação segura após a confirmação da irregularidade.
  • Desativar as funções de segurança do acionamento. Apenas no modo de segurança desativado é que algumas medidas para solução de irregularidades do programa de segurança estão desativadas para que os dados do programa de segurança possam ser alterados por meio de tabelas de observação.

Proceda da seguinte forma:

  1. No projeto TIA Portal, selecionar o Main-Safety-Block Main_Safety_RTG1 [FB1].
  2. Completar o módulo F com as seguintes funções de acesso ao elemento de comunicação segura:
    • Reintegrar um elemento de comunicação segura: Para tal, utilizar as variáveis ACK_REQ (solicitação de confirmação para reintegração) e ACK_REI (confirmação para reintegração) no banco de dados da periferia F.
    • Desativar a função de segurança do acionamento: Atribuir um marcador à palavra de dados de saída do processo segura correspondente. Uma palavra de dados de saída do processo segura não pode ser abordada diretamente. Portanto, a palavra de dados de saída do processo segura é comutada através de um marcador (área da memória para armazenar resultados intermediários).
    • Confirmar irregularidade: Atribuir um marcador à palavra de dados de saída do processo segura correspondente.
    • Neste exemplo, os marcadores são atribuídos aos dados de saída do processo seguro 0.0 (função de segurança do acionamento STO) e 0.7 (confirmação de irregularidade).
  3. Converter o projeto TIA Portal e, em seguida, carregar o projeto no CLP.
  4. Estabelecer uma conexão on-line entre o CLP e o controlador.
  5. Inserir uma nova tabela de observação na subpasta "Tabelas de observação e força" do CLP.
  6. Insira na tabela de observação as palavras de dados de saída de processo seguras referenciadas no programa de segurança e os marcadores atribuídos na tabela de observação.
    • O acionamento é parado pela função de segurança de acionamento STO - parada segura ativa e passivado pelo elemento de comunicação seguro.
  7. Confirme a irregularidade definindo o valor de controle do marcador correspondente para 1.
  8. Começar a monitorar e controlar as variáveis ativas.
    • O elemento de comunicação seguro é integrado na comunicação segura e o CLP envia dados do processo para a saída digital segura do elemento de comunicação.
  9. Acesse o projeto MOVISUITE® e abra a configuração do elemento de comunicação seguro.
  10. Nas informações de diagnóstico do protocolo de segurança, verificar se o telegrama de segurança (telegrama F) está recebendo dados.
  • Se os dados de telegrama chegarem ao elemento de comunicação seguro, a comunicação segura foi estabelecida com êxito.