Colocação em funcionamento/operação
Tenha em atenção as advertências nos capítulos Colocação em funcionamento e Operação da documentação.
Assegure-se de que as caixas de terminais estão fechadas e aparafusadas antes de aplicar a tensão de alimentação.
Durante a operação e de acordo com o respetivo índice de proteção IP, os produtos podem possuir peças não revestidas sob tensão, eventualmente também em movimento ou rotativas, bem como superfícies quentes.
Quando o aparelho está ligado, surgem tensões perigosas em todas as ligações de potência e nos cabos e terminais ligados às mesmas. O mesmo se aplica quando o produto está inibido e o motor parado.
Não corte a ligação com o produto durante a operação.
Tal poderá originar arcos elétricos perigosos que, por sua vez, danificarão o produto.
Quando desligar o produto da alimentação de tensão, não toque nas peças do produto que se encontram sob tensão nem nas ligações de potência, pois podem existir condensadores com carga. Aguarde o seguinte período mínimo de desconexão:
10 minutos.
Respeite também as placas de aviso instaladas no produto.
O facto de o LED de operação e outros elementos de indicação não estarem iluminados não significa que o produto tenha sido desligado da alimentação e que esteja isento de tensão.
O bloqueio mecânico ou as funções de proteção de segurança internas do produto podem levar a uma paragem do motor. A eliminação da causa da falha ou um reset pode provocar o reset automático do acionamento. Se, por motivos de segurança, tal não for permitido para a máquina acionada, desligue o produto da alimentação antes de proceder à eliminação de falhas.
Perigo de queimaduras: durante a operação, a superfície do produto poderá atingir temperaturas superiores a 60 °C! Não toque no produto durante a operação. Deixe o produto arrefecer o suficiente antes de tocar no mesmo.