Requisitos para a instalação conforme EMC
Ao utilizar componentes de funcionamento seguro, a SEW-EURODRIVE recomenda prestar atenção especial à instalação adequada conforme EMC. Isso compensa, por exemplo, quando os encoders são usados por razões de segurança. Aqui são realizados diagnósticos adicionais para detectar irregularidades em um estágio inicial. As falhas de funcionamento causadas pela instalação incorreta da EMC podem levar a resultados incorretos durante o diagnóstico e, assim, limitar a disponibilidade do sistema.
- É necessário tomar as medidas adequadas para garantir que os cabos de controle seguros sejam instalados separadamente dos cabos de energia do acionamento. Exceção feita para cabos autorizados pela SEW-EURODRIVE especialmente para este âmbito de aplicação.
- Para separar espacialmente os cabos de controle e os cabos de energia, usar eletrodutos com pelo menos 2 câmaras e um divisor ininterrupto.
- Os cabos de controle incluem os seguintes cabos de conexão:
- Cabos do encoder
- Cabos de sensores analógicos
- Cabos de comunicação
- Cabos de tensão extrabaixa
- Os cabos de energia incluem os seguintes cabos de conexão:
- Cabos de alimentação de rede
- Cabos de alimentação do motor
- Cabo do freio
- Para a instalação fixa de cabos em sistemas, utilizar eletrodutos fechados feitos de chapa de aço galvanizada para garantir blindagem em todas as direções. Conectar as juntas dos eletrodutos entre si em uma grande área.
- Ao aterrar os eletrodutos (por ex., com presilhas de aterramento), certificar-se de que a superfície de contato seja a maior possível devido aos furos alongados e outras superfícies de montagem.
- Para aterramento de alta frequência, utilizar presilhas de aterramento especiais cujos pontos de conexão tenham área de superfície suficiente. Não usar ilhós crimpados.

- Montar as presilhas de aterramento em toda a área em superfícies bem condutoras. Os pontos de contato devem estar livres de tintas e outras substâncias. Não utilizar arruelas.
- As canaletas flexíveis são feitas de plástico. O aterramento deve ser feito separadamente.
- Os cabos de aterramento adequados para alta frequência devem ser instalados separadamente.
- Os cabos de aterramento adequados para alta frequência devem ser os mais curtos possíveis.
- Cabos de aterramento adequados para alta frequência não devem ser usados para compensação de potencial.
- O cabo deve ser composto por uma grande quantidade de fios finos (superfície, flexibilidade).
- As peças de conexão devem ser adequadas para alta frequência.
- As canaletas flexíveis não fornecem blindagem ou separação de tipos de cabos. As seguintes soluções estão disponíveis:
- Separação de tipos de cabos em diversas canaletas flexíveis.
- Utilizar somente cabos blindados.
- Passar cabos de diferentes tipos com pelo menos 200 mm de distância uns dos outros.
- Observar também a separação espacial nas listas de distribuição. Utilizar distribuidores metálicos com partições ou vários distribuidores individuais.
- Manter sempre os cabos curtos. Observar os comprimentos permitidos do cabo nos manuais dos produtos utilizados!
- Manter os loops de reserva absolutamente necessários o mais curtos possível e não os enrolar junto com outros cabos.
- A blindagem deve ser conectada em ambas as extremidades, pois blindagens conectadas em uma extremidade não têm efeito contra perturbações magnéticas.
- Conectar as presilhas de fixação da blindagem diretamente ao ponto neutro de aterramento.
- Para cabos blindados, utilizar somente conectores com molas de contato especiais para a blindagem. Seguir as instruções do fabricante.
- Conectar a blindagem à carcaça metálica usando uma bucha do cabo adequada ou presilhas de fixação de blindagem. Não utilizar pigtails para conexão de blindagem em réguas de bornes. O pigtail representa uma antena que enfraquece muito a blindagem.
- As imagens a seguir mostram um exemplo de conexão da blindagem do cabo de controle.
|
|
MOVIDRIVE® system MOVIDRIVE® technology MOVITRAC® advanced | MOVIDRIVE® modular |

