Proteção da resistência de frenagem contra sobrecarga térmica

Para evitar a destruição térmica da resistência de frenagem e danos consequentes, a resistência de frenagem deve ser monitorada termicamente. Para isso, a SEW-EURODRIVE propõe as seguintes possibilidades:

  • Interruptor de temperatura integrado -T
  • As resistências de frenagem com a marcação -T estão equipadas com um interruptor de temperatura integrado. O interruptor de temperatura está acoplado termicamente à resistência de frenagem e comuta um contato normalmente fechado se a resistência de frenagem superaquecer. Como resultado, a conexão entre a resistência de frenagem e o conversor não é interrompida. Em caso de sobrecarga térmica, a operação no modo gerador deve ser finalizada. A SEW-EURODRIVE recomenda a blindagem do cabo de conexão do interruptor de temperatura.
  • Relé de sobrecarga térmica
  • O relé de sobrecarga térmico é instalado no painel elétrico, conectado ao cabo de alimentação da resistência de frenagem e ajustado à corrente de disparo da resistência de frenagem. Se a corrente média medida exceder a corrente de disparo, um contato normalmente fechado comuta e informa uma sobrecarga da resistência de frenagem. Como resultado, a conexão entre a resistência de frenagem e o conversor não é interrompida. Em caso de sobrecarga térmica, a operação no modo gerador deve ser finalizada.

Você pode encontrar esquemas de ligação para os problemas descritos acima no capítulo "Instalação Elétrica" > Resistências de frenagem BW...