Conceito de 1 encoder – Encoder do motor FS
As quantidades de movimento exigidas pelo sistema derivam de um único encoder do motor que é certificado para este propósito de acordo com um padrão FS reconhecido.
INFORMAÇÃO

Somente são suportados encoders do motor seguros com seno/cosseno ou interface HTL. O encoder do motor seguro deve ser conectado à interface do encoder X15 da unidade. Alternativamente, encoders de segurança com MOVILINK® DDI podem ser usadose conectados ao X16 na unidade.
Posição e velocidade relativas do encoder do motor FS
O encoder do motor seguro fornece um sinal incremental a partir do qual podem derivar a rotação, sentido de rotação, posição relativa e aceleração. As subfunções de segurança SS1, SS2, SOS, SLS, SSM, SSR, SDI e SLI são suportadas. Se o EI7C FS for usado como um encoder do motor seguro, as subfunções de segurança SS1, SLS, SSM, SSR e SDI são suportadas.
Posição absoluta e velocidade do encoder do motor FS
Além da posição relativa descrita acima, o MOVISAFE® CSA31A pode ser utilizado para monitorar a posição absoluta com referenciamento adicional em uma posição definida conhecida a partir do momento do referenciamento. Os encoders HIPERFACE® devem ser parametrizados na avaliação do encoder no parâmetro Avaliação HIPERFACE® para "Somente sinais incrementais".
Nos encoders de segurança com MOVILINK® DDI AK0Z/AK8Z, somente as informações de posição relativa são avaliadas quanto à segurança. As informações de posição absoluta devem ser consideradas não seguras.
Se o encoder for usado sozinho, sem um segundo canal de encoder, somente os sinais incrementais poderão ser usados para geração de processo. Uma posição absoluta pode ser gerada por um referenciamento seguro (toda vez que a unidade é ligada).
INFORMAÇÃO

O opcional de segurança deve ser referenciado novamente nos seguintes casos:
- depois de ligar a fonte de alimentação
- depois de desativar a função standby
- para todas as irregularidades que redefinem o status "Referenciado"
O referenciamento define o ponto de referência para a posição absoluta e, portanto, faz parte da cadeia de segurança. Os componentes envolvidos no referenciamento, por ex., chaves de referência, devem corresponder ao nível de segurança (PL r ou SIL) exigido para a subfunção de segurança (SLP, SCA).